Dicas para fazer ótimas compras na Black Friday.

Aproveite as melhores ofertas da Black Friday este ano!

Acredite ou não, mas o nome Black Friday (sexta feira após o Thanskgiving), era praticamente desconhecido e muito pouco utilizado até o ínicio dos anos 2000, apesar de ter sido instituído como abertura oficial da temporada de compras de final de ano nos EUA desde 1952! 

 

Há evidências de que o termo “Black Friday” foi utilizado por policiais da Filadélfia por volta de 1961, para descrever o trânsito caótico e a multidão de gente nas ruas na sexta feira após Thanksgiving. Depois disso, o nome passou a ser utilizado frequentemente nas duas décadas seguintes. Um fato curioso é que na época, os comerciantes anotavam tudo à mão, sendo lucros em preto e prejuízos em vermelho. A Black Friday era uma oportunidade de lucrar, de sair do vermelho e entrar no preto (para nós brasileiros, entrar no azul). Isso também pode ter ajudado o nome a cair nas graças das pessoas. 

 

Hoje em dia a Black Friday é uma data aguardada ansiosamente por lojistas, que abrem suas portas bem cedo e só fecham à meia-noite, e consumidores que querem aproveitar descontos imbatíveis. Nos EUA desde 2005, é o dia de compras mais movimentado do ano no varejo e não há sinais de queda, pelo contrário! 

 

Você pretende aproveitar a Black Friday este ano? Então se liga nestas dicas para ficar longe das multidões e garantir descontos imperdíveis. 

 Tips for Black Friday Shopping

 

Se programe com antecedência 

Antigamente, uma das únicas formas de ficar por dentro das ofertas da Black Friday, era pelo jornal de domingo. Isso já era. Hoje em dia, basta um click para ter acesso às ofertas relâmpagos e preços especiais de Black Friday, muitas vezes divulgados com um mês de antecedência. 

 

O segredo para uma boa compra é se informar, isso significa pesquisar as melhores oportunidades e se cadastrar nas lojas do seu interesse. Quanto mais cedo você começar, maiores chances de economizar. 

 

Faça a lição de casa 

 

Vale repetir : “NÃO COMPRE NADA SEM PESQUISAR. Leia anúncios (impressos e online), de preferência no final de semana anterior ao Thanksgiving. Grandes redes varejistas como Best Buy, Target e Walmart oferecem descontos imperdíveis, mas cabe a você ir atrás destas pechinchas. 

 

Por sorte, existe um infinidade de sites com anúncios da Black Friday. Acesse bestblackfriday.com, theblackfriday.com e dealnews.com. Você também pode fazer um cadastro para receber todas as ofertas! 

 

Use as mídias sociais ao seu favor 

 

Não deixe de seguir suas lojas favoritas nas mídias sociais para ficar por dentro de todos os alertas e promoções da Black Friday. Fique de olho no FacebookTwitter e Instagram. É comum as lojas oferecerem descontos especiais e benefícios exclusivos para clientes que curtem seus posts e seguem suas páginas. 

 

Postagens, textos e tweets são uma ótima forma de compartilhar as promoções da Black Friday com seus amigos. Não tem segredo, quanto mais você se informar, maiores as chances de fazer um ótimo negócio!  

 

 

Estabeleça um limite de gastos 

 

Pode até parecer fácil, porém é mais difícil do que imagina. A quantidade de produtos oferecidos com mega descontos, é super limitada. Muitas vezes é uma isca para forçar você a comprar mais. Vamos ser sinceros, na hora da compra, é muito fácil se deixar levar pela empolgação dos descontos. 

 

 

Não seja vítima da pressão de consumo da Black Friday! Antes de comprar qualquer coisa, faça uma lista do que você realmente precisa, analise suas condições financeiras, estabeleça um limite de gastos e cumpra-o. Em vez de comprar por impulso e se endividar sem necessidade, mantenha o foco nas prioridades. Uma ótima dica é deixar os cartões de crédito em casa e só levar dinheiro, isto ajuda no autocontrole. 

 

Se informe sobre a política de compras 

 

Recomendamos fortemente que você pesquise as políticas de devolução e troca com antecedência. O price-matching” que nada mais é do que cobrir a oferta da concorrência, uma prática muito utilizada no varejo, é supensa por muitas lojas durante durante a Black Friday. Fique atento às entrelinhas e letras minúsculas, afinal um comprador bem preparado, dificilmente é enganado. 

Mandy Cook
Mandy Cook