• Trabalho e viagens
Escrito por September 26, 2019

A experiência como Au Pair impulsionou minha carreira

Como conseguir um emprego após a #aupairlife.

By Dayana Maranella

Parece que foi ontem que estava dentro de um avião a caminho de Nova York, para iniciar minha experiência como au pair, mas a verdade é que já faz 5 anos. Quando decidi ser au pair, não tinha nenhum plano específico em mente, estava prestes a me formar em administração e queria aproveitar meu gap year para melhorar meu inglês e viajar o máximo possível. E foi justamente o que eu fiz! Um mês após minha formatura, me mudei para Nova York… pronta para enfrentar uma nova vida.

 

Minha vida nos EUA

 

Eu cuidava de três garotinhas adoráveis de 3 meses, 2 e 4 anos respectivamente e confesso que no começo foi bem difícil. Várias vezes tive vontade de desistir, mas segui em frente. Quando percebi, já estava fazendo novas amizades, conhecendo melhor a cidade e planejando muitas viagens pelos Estados Unidos. Após 12 meses de descobertas, aventuras, desafios e viagens, voltei para casa completamente diferente.

A experiência como Au Pair impulsionou minha carreira

Não tinha mais medo de conduzir minha própria vida. Estava certa do que queria e como não me sentia pronta para voltar para a universidade, decidi procurar novas oportunidades de emprego no exterior. Fui fazer de um estágio de marketing em Cingapura e acabei morando lá por três meses. Foi simplesmente incrível viver em um país com uma cultura totalmente diferente, graças à minha experiência como au pair, já era uma pessoa bem mais flexível e isso foi fundamental para que minha estadia em Cingapura fosse maravilhosa.

 

O aprimoramento das minhas habilidades em inglês.

 

Depois que voltei de Cingapura, decidi fazer mestrado. Graças ao TOEFL que prestei durante meu programa de au pair, fui aceita no Mestrado em Gestão de Negócios em Roma. Todas as aulas eram ministradas em inglês e percebi imediatamente a vantagem que eu tinha sobre os alunos que nunca haviam morado no exterior. Os professores também notavam esta diferença. Além de receber muitos elogios em relação ao meu inglês, ainda consegui concluir meu mestrado antes do tempo!

 

O enriquecimento do meu currículo

 

Lembre-se que ser au pair não se restringe apenas a cuidar de crianças. Você precisa ser versátil, flexível, saber gerenciar bem seu tempo, ser capaz de viver em um ambiente multicultural 25/7 e lidar com problemas em um idioma diferente. A boa notícia é que estas habilidades são as mais valorizadas pelos empregadores. É preciso que as pessoas saibam o quão esta experiência foi importante e como ela fará toda diferença em qualquer carreira. No meu currículo, fiz questão de destacar tudo que aprendi durante meu ano como au pair e enfatizar todas as minhas qualidades.

Dicas do que colocar no currículo

 

  • Uma ótima maneira de incluir sua experiência como au pair nos Estados Unidos em seu currículo é informar que fez intercâmbio cultural.
  • Flexibilidade e organização são palavras-chave, use-as com frequência!
  • A capacidade de progredir em um ambiente multicultural é uma competência extremamente valorizada.
  • A habilidade de negociar em outro idioma, faz toda a diferença.
  • Experiência em lidar com situações estressantes e trabalhar sob pressão, são dois pontos que merecem ser destacados.

 

O que faço atualmente?

 

No momento, moro nos Estados Unidos e sou analista de marketing em uma imobiliária. Supervisiono as plataformas de mídias digitais e as atividades de marketing off-line. Também sou responsável pelo contato com clientes em potencial e estou aprendendo noções de RH como: seleção de currículos e entrevistas de cadidatos.

A experiência como Au Pair impulsionou minha carreira

Como conquistei esta vaga? Durante minha entrevista, o recrutador fez muitas perguntas sobre minha experiência como au pair e em seguida fui contratada. Tenho certeza que se não tivesse passado um ano nos EUA, não teria conseguido lidar com esta situação. Não tenho mais dificuldades para conversar com as pessoas no trabalho, sou capaz de entender tudo que me perguntam mesmo quando falam rápido, sei lidar melhor com situações estressantes e com grande volume de trabalho todos os dias.

 

Como a experiência de au pair mudou minha vida?

 

A experiência de au pair mudou minha vida como eu nunca imaginei. Descobri que apesar de jovem, sou uma mulher forte e que nada é impossível, você só precisa ser paciente (adquiri esta habilidade cuidando das crianças da família anfitriã). Também aprendi que devemos sempre ir atrás de nossos sonhos e acredite, eles se tornarão realidade em breve.

 

Antes de ser au pair, não tinha idéia de como esta experiência mudaria minha vida. Achava que iria apenas passar um ano no exterior, brincando com crianças e viajando. Não sabia que teria dias difíceis e situações estressantes pela frente, não tinha a menor noção de que todos os dias como au pair, mudariam minha vida de uma maneira indescritível. Se você tem medo que um ano no exterior possa prejudicar seus planos de se formar na universidade ou conseguir o emprego dos sonhos, meu conselho é: vá. Você tem a vida inteira para estudar, trabalhar e se dedicar ao que mais gosta, mas só tem um período específico para ser au pair, não perca esta oportunidade única.

 

Estudando ou trabalhando em seu país de origem, você não terá os mesmos benefícios que a experiência de morar um ano no exterior proporciona. Algumas habilidades não podem ser simplesmente aprendidas, é preciso passar por situações diferentes e viajar pelo mundo para desenvolvê-las. Ser au pair não irá atrasar seus planos, pelo contrário, irá impulsionar sua carreira e fazer você se destacar entre os demais. Não tenha medo, vá em frente.


Sou Dayana, uma italiana de 26 anos, ex-au pair. Atualmente trabalho como analista de marketing em Westport, CT. Amo viajar, patinar e comer (MUITO por sinal). Três coisas do meu país que mais sinto falta? Massa, Pizza e as Pessoas.

Mais popular

Mais sobre Trabalho e viagens

A line drawing of a gumball machine

Pronta para uma aventura?

Inicie seu processo hoje e fique um passo mais perto de se tornar uma au pair nos EUA. Comece o capítulo mais emocionante da sua vida!

Início